Os militares vietnamitas se inclinam para uma variante de compromisso, ou seja, importar da Rússia um pequeno número de veículos blindados modernos e modernizar os restantes, fazendo suas capacidades alcançarem os quesitos do combate contemporâneo.
A propósito, os engenheiros vietnamitas já elaboraram uma série de soluções para modernização dos tanques T-54, T-55 e T-62.
Em uma entrevista à Sputnik Vietnã, o editor-chefe da revista Arsenal Otechestva (Arsenal da Pátria) e ex-comandante de batalhão de tanques, Viktor Murahovsky, comentou o assunto.
Viktor Murakhovsky acrescentou que, à medida que o tempo passa, é cada vez mais difícil manter os veículos em estado técnico adequado, já que as peças sobressalentes, blocos e equipamentos para eles já são escassos.
"Sei que, há vários anos, os representantes vietnamitas tentaram encontrar cá na Rússia e em outras repúblicas ex-soviéticas peças sobressalentes para seus tanques", partilhou o militar.
O especialista contou que o Vietnã está considerando a possibilidade de comprar um número pequeno de tanques russos modernos e modernizar os antigos. Porém, devemos nos dar conta que a versão mais moderna do tanque T-72, o T-72B3, que também são usados pelo exército russo, custa por volta de 1,3 milhões de dólares mesmo no mercado interno. Adicionando a tarifa aduaneira mínima, ficaria ao menos em 1,5 milhões.
No que se trata da modernização dos T-55 e T-62, os engenheiros russos, inclusive o principal produtor Uralvagonzavod, estão propondo todo o leque de variantes. Isto permitiria uma modernização escrupulosamente correspondente às exigências do cliente. No entanto, é preciso levar em conta que uma modernização profunda exige despesas significativas com cada peça de equipamento.
"O Vietnã está enfrentando uma escolha complicada. A primeira variante é reparar os tanques antigos e comprar alguns dos modernos para coloca-los em áreas estrategicamente mais perigosas potencialmente. A segunda variante é a modernização profunda em larga escala (e não apenas a reparação!) do parque blindado existente. Claro que a decisão final cabe à parte vietnamita. Mas, do meu ponto de vista, a variante preferencial seria ‘se esforçarem' e comprarem veículos blindados modernos, reduzindo significativamente o número de tanques ultrapassados", resumiu o experiente oficial de blindados Viktor Murahovsky.