O mais longo
Durante a primeira reunião bilateral com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, o presidente dos EUA, Donald Trump, agarrou a mão do político e a manteve apertada por quase 20 segundos.
An honor to host Prime Minister @AbeShinzo in the United States. pic.twitter.com/f6TvfZ6sMj
— President Trump (@POTUS) 10 de fevereiro de 2017
O mais rejeitado
Após apertar as mãos, o presidente de Cuba, Raul Castro, interrompeu o abraço do então presidente dos EUA, Barack Obama, de uma forma estranha.
Raul Castro ain't even trying to hug Obama pic.twitter.com/QlhKJEUerh
— Yung Social 🤘🏾 (@DrewMula) 23 de março de 2016
O mais maciço
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, tentou modificar a saudação tradicional, apertando as mãos dos líderes mexicano e norte-americano ao mesmo tempo, durante a Cúpula de Líderes da América do Norte, realizada em 29 de junho de 2016.
North American leaders Obama, Peña Nieto and Trudeau attempt a three-way handshake https://t.co/6OZtrfIwim pic.twitter.com/D4guexq0Nf
— CNN Politics (@CNNPolitics) 29 de junho de 2016
Outra "saudação trilateral" foi demonstrada pelo ex-presidente dos EUA, Barack Obama, o ex-primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, durante a Cúpula do G20 na Austrália em 2014.
O mais frio
Um aperto de mão "à distância" ocorreu entre o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, durante uma reunião em Pequim.
O mais triste
Os líderes do Japão e da China, países que nem sempre concordam em suas posturas, Shinzo Abe e Xi Jingping, nem sequer fingiram sorrir, apertando as mãos durante um encontro em 2014.
O mais inesperado
Hillary Clinton quase penetrou de forma inconveniente numa reunião entre o então vice-premiê chinês, Wang Qishan, e o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner.
O mais apaixonado
A saudação entre o presidente soviético, Mikhail Gorbachev, e o líder alemão da RDA, Erich Honecker, se tornou algo mais do que um simples aperto de mãos.
RT JavoRebelde: Presidente d la URSS Gorbachov felicita a Honecker con beso por su reelección en Congreso del Part… pic.twitter.com/qCc0NdUj5S
— Guacara Unidad (@GuacaraUnidad) 22 de julho de 2016