8 apertos de mãos mais insólitos entre líderes mundiais (FOTOS)

© AFP 2023 / JIM WATSONPresidente dos EUA Barack Obama e presidente eleito Donald Trump apertam as mãos durante uma reunião de planejamento de transição no Salão Oval da Casa Branca, 10 de novembro de 2016
Presidente dos EUA Barack Obama e presidente eleito Donald Trump apertam as mãos durante uma reunião de planejamento de transição no Salão Oval da Casa Branca, 10 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Como todos sabem, não há nenhuma reunião de alto nível sem um aperto de mão. A Sputnik apresenta uma coleção dos apertos de mãos mais curiosos e mais extravagantes entre os líderes mundiais.

O mais longo

Durante a primeira reunião bilateral com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, o presidente dos EUA, Donald Trump, agarrou a mão do político e a manteve apertada por quase 20 segundos.

O mais rejeitado

Após apertar as mãos, o presidente de Cuba, Raul Castro, interrompeu o abraço do então presidente dos EUA, Barack Obama, de uma forma estranha.

O mais maciço

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, tentou modificar a saudação tradicional, apertando as mãos dos líderes mexicano e norte-americano ao mesmo tempo, durante a Cúpula de Líderes da América do Norte, realizada em 29 de junho de 2016.

Outra "saudação trilateral" foi demonstrada pelo ex-presidente dos EUA, Barack Obama, o ex-primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, durante a Cúpula do G20 na Austrália em 2014.

© AFP 2023 / Mandel NganBarack Obama, Tony Abbott e Shinzo Abe
Barack Obama, Tony Abbott e Shinzo Abe - Sputnik Brasil
Barack Obama, Tony Abbott e Shinzo Abe

O mais frio

Um aperto de mão "à distância" ocorreu entre o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, durante uma reunião em Pequim.

© AFP 2023 / Diego AzubelRobert Mugabe e Li Keqiang
Robert Mugabe e Li Keqiang - Sputnik Brasil
Robert Mugabe e Li Keqiang

O mais triste

Os líderes do Japão e da China, países que nem sempre concordam em suas posturas, Shinzo Abe e Xi Jingping, nem sequer fingiram sorrir, apertando as mãos durante um encontro em 2014.

© AP Photo / Kim Kyung-Hoon, PoolShinzo Abe e Xi Jinping
Shinzo Abe e Xi Jinping - Sputnik Brasil
Shinzo Abe e Xi Jinping

O mais inesperado

Hillary Clinton quase penetrou de forma inconveniente numa reunião entre o então vice-premiê chinês, Wang Qishan, e o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner.

© AFP 2023 / Jason LeeTimothy Geithner, Hillary Clinton e Wang Qishan
Timothy Geithner, Hillary Clinton e Wang Qishan  - Sputnik Brasil
Timothy Geithner, Hillary Clinton e Wang Qishan

O mais apaixonado

A saudação entre o presidente soviético, Mikhail Gorbachev, e o líder alemão da RDA, Erich Honecker, se tornou algo mais do que um simples aperto de mãos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала