"Estou em contato próximo com serviços de emergência responsáveis pela resolução da situação em Oroville", diz o comunicado publicado no site do governador. "O estado está fornecendo todos os recursos e os funcionários necessários para resolver este problema grave", informou Jerry Brown.
Segundo estimativas de especialistas, "a situação é muito grave e pode resultar em grande número de vítimas".
Segundo explica o Departamento dos Recursos Aquáticos da Califórnia, o próprio dique, que representa uma estrutura independente do vertedouro auxiliar, está inteiro. Mas como o vertedouro está se destruindo, ainda não é claro se ele será capaz de resistir à pressão de água.
Além disso, devido à possibilidade de destruição do dique mais alto do país, no domingo passado (12) as autoridades declararam o estado de emergência e a evacuação da população das áreas em perigo começou imediatamente. O xerife do condado de Batte apresentou o esquema da zona de evacuação na sua página do Twitter.
.@ButteSheriff issued an Immediate Evacuation Order at 4:20 pm due to the #spillway incident for the area shown on the map. @CA_DWR pic.twitter.com/b7lX9FHkJd
— Butte County, CA (@CountyofButte) 13 de fevereiro de 2017
Logo depois, essa zona foi alargada. Foi informado que agora estão sendo evacuadas 190 mil pessoas.
O dique de Oroville foi construído nos anos de 1960 e até hoje é a barragem mais alta nos EUA com cerca de 230 metros de altura e contém 4,3 bilhões de metros cúbicos de volume de água no lago.