Planeja-se enviar ao Europa um aparelho capaz de explorar a superfície do satélite.
"A missão pode ser iniciada até 2024. Os cientistas definiram três objetivos: a descoberta de provas de vida passada ou presente sob ou sobre a superfície do Europa; a possibilidade de o satélite ser habitado, independentemente da pesquisa realizada pela nave da missão que visa detectar sinais de vida passada ou presente; a determinação de características de superfície para futuras missões", diz a edição citando o relatório da equipe da NASA.
"O satélite Europa pode guardar a chave que decifraria um dos objetivos mais antigos da NASA — determinar se estamos sozinhos ou não no Universo", diz o relatório.
SpaceNews publicou um desenho conceitual da NASA em que um veículo espacial retangular com logotipo da agência e bandeira dos EUA examina a superfície do Europa. Supõe-se que o aparelho vá ser equipado com ferramentas de pesquisa para a determinação de substâncias orgânicas e inorgânicas, em particular, microscópio, espectrômetro, câmaras e aparelhos sísmicos. O envio do dispositivo contará com ajuda do foguete-transportador Space Launch Sistem. Supõe-se que os estudos na lua de Júpiter possam demorar 20 dias.