Na terça-feira (14), The New York Times informou, citando fonte da administração de Trump, que militares russos deslocaram complexos de mísseis de cruzeiro terrestres terra-terra, violando, assim, o tratado.
"Na verdade, reagir a publicações em jornais não corresponde às nossas regras, mas considerando que o artigo no jornal The New York Times tenha recebido uma ressonância e cita fontes anônimas da administração dos EUA, vale comentá-lo. Mais uma vez estamos enfrentando acusações fictícias sobre nós desprovidas de provas concretas sobre nossa culpa. São citadas fontes anônimas — eis o que foi oferecido pela antiga administração. Não podemos levar a sério declarações desse tipo", frisou Ulyanov.
O Tratado INF foi assinado em 1987 por Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev. O documento impede a produção de armas nucleares pelos EUA e Rússia, bem como o teste ou implantação de mísseis balísticos e de cruzeiros terrestres com alcance entre 500 e 5.500 km. O tratado é considerado um dos símbolos do fim da Guerra Fria.