Chancelaria russa: acusações de deslocamento de mísseis de cruzeiro são fictícias

© Foto / Ministério da Defesa da Rússia / Acessar o banco de imagensLançamento de mísseis de cruzeiro Oniks (foto de arquivo)
Lançamento de mísseis de cruzeiro Oniks (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Moscou não pode levar a sério as publicações da mídia norte-americana sobre possíveis violações russas do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário. Todas as declarações semelhantes são fictícias.

Senador norte-americano John McCain - Sputnik Brasil
McCain pede uma resposta 'significativa' às violações dos tratados nucleares da Rússia
Até agora Washington não apresentou prova alguma, afirmou, em entrevista à Sputnik, Mikhail Ulyanov, diretor do Departamento da chancelaria russa para não proliferação e controle de armamentos.

Na terça-feira (14), The New York Times informou, citando fonte da administração de Trump, que militares russos deslocaram complexos de mísseis de cruzeiro terrestres terra-terra, violando, assim, o tratado.

"Na verdade, reagir a publicações em jornais não corresponde às nossas regras, mas considerando que o artigo no jornal The New York Times tenha recebido uma ressonância e cita fontes anônimas da administração dos EUA, vale comentá-lo. Mais uma vez estamos enfrentando acusações fictícias sobre nós desprovidas de provas concretas sobre nossa culpa. São citadas fontes anônimas — eis o que foi oferecido pela antiga administração. Não podemos levar a sério declarações desse tipo", frisou Ulyanov.

Orla de Yalta em janeiro, Crimeia - Sputnik Brasil
Moscou sobre Crimeia: Rússia não pretende devolver seus territórios
"Procuramos várias vezes o Departamento de Estado dos EUA durante a administração anterior solicitando ou exigindo fatos concretos, que poderiam servir de base para essas acusações, mas a parte norte-americana nunca o fez. Além disso, sempre evitou responder às nossas questões ligadas à execução do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (Tratado INF). A propósito, as questões estão em vigor e esperamos receber respostas plausíveis", acrescentou.

O Tratado INF foi assinado em 1987 por Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev. O documento impede a produção de armas nucleares pelos EUA e Rússia, bem como o teste ou implantação de mísseis balísticos e de cruzeiros terrestres com alcance entre 500 e 5.500 km. O tratado é considerado um dos símbolos do fim da Guerra Fria.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала