Curdos pedem que Rússia defenda federalização da Síria

© AFP 2023 / SAFIN HAMEDMoças curdas seguram a bandeira da Curdistão iraquiano na cidade de Arbil
Moças curdas seguram a bandeira da Curdistão iraquiano na cidade de Arbil - Sputnik Brasil
Nos siga no
Militantes curdos de Síria, Iraque e Turquia apelaram à liderança russa em uma declaração conjunta, nesta sexta-feira, para que Moscou defenda o status de federação de regiões do norte da Síria no nível internacional.

Uma tempestade de areia atinge um campo de refugiados perto da aldeia de Ain Issa, a apenas 20 quilômetros de Raqqa, a 'capital' de Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia) - Sputnik Brasil
Curdos afirmam que podem libertar Raqqa sem a ajuda dos turcos
Na última quarta-feira, a capital da Rússia recebeu uma conferência com representantes curdos denominada "A luta por influência no Oriente Médio: o estado atual e os possíveis resultados". A declaração divulgada hoje foi redigida com base nas discussões realizadas nesse evento. 

"Pedimos para considerarem o aprofundamento e fortalecimento das relações russo-curdas e a possibilidade de o Ministério das Relações Exteriores defender a legitimação do status de federação da Síria do Norte-Rojava na arena internacional, como uma entidade política e territorial na nova Constituição síria", diz a declaração, lida por Farkhat Patiev, membro do Congresso Nacional do Curdistão. 

De acordo com o parlamentar, não há como resolver a atual crise do Oriente Médio sem encontrar uma solução também para a questão curda. 

Os curdos sírios afirmam que, como parte da população síria, eles não estão buscando independência, mas esperam, sim, mais autonomia. Em março de 2016, a região de Rojava se declarou autônoma. No entanto, Damasco se recusou a reconhecer tal decisão, afirmando que a mesma não tinha efeito legal. 

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала