O ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov especificou que a Rússia quer relações pragmáticas com os EUA.
"Nós esperamos que o bom senso prevaleça, esperamos ter com os EUA relações pragmáticas, respeito mútuo e o reconhecimento da responsabilidade pela estabilidade global", comunicou Lavrov.
"Os dirigentes responsáveis devem fazer uma escolha. Espero que esta escolha seja uma ordem mundial democrática e justa", disse ele durante a Conferência da Segurança de Munique.
Além disso Sergei Lavrov precisou que é preciso reestabelecer cooperação militar da OTAN e Rússia.
"É preciso reestabelecer a cooperação militar. O secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg ontem, junto com seus adjuntos, não conseguiu dizer se a OTAN estava preparada para isso. É pena", acrescentou o ministro russo.
Segundo ele, o Ocidente tem capacidade para superar esta etapa de confrontações artificialmente criada nas relações com a Rússia, se o desejar.
"Vejamos como irá se desenvolver o nosso diálogo com UE e OTAN. Temos uma posição firme que se baseia em pressupostos honestos, os quais nós compartilhamos com os nossos colegas", frisou Sergei Lavrov.
A Conferência de Munique é um dos maiores e mais respeitáveis fóruns em questões de segurança. Mais de 30 chefes de Estado e mais de 80 ministros da Defesa participam da conferência atual.