O bloqueio levou à suspensão dos fornecimentos de carvão antracito que é extraído nos territórios de Donbass, não controlados por Kiev. Devido a esta situação, as autoridades da Ucrânia tiveram que introduzir medidas urgentes no setor energético para economizar recursos.
Violence erupts between police & protesters in downtown Kiev during Maidan anniversary rally
— RT (@RT_com) 20 de fevereiro de 2017
DETAILS: https://t.co/Be7zRxQXeS pic.twitter.com/JMr82qcUte
Participam da manifestação integrantes da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (proibida na Rússia), do partido Ukrop, bem como combatentes de batalhões voluntários paramilitares. Os manifestantes que estão falando do palco, instalado perto do Parlamento, exigem o fim de todos os laços comerciais com as regiões orientais do país (Donbass).
Além disso, várias dezenas de pessoas estão participando das ações dedicadas ao terceiro aniversário da morte de ativistas e policiais durante as desordens de Maidan (praça da Independência) em 2014. As pessoas se concentram na praça principal da capital ucraniana.
As autoridades ucranianas criticaram as iniciativas dos organizadores do bloqueio, acrescentando que os fornecimentos de carvão são legítimos porque todas as empresas que extraem carvão estão pagando impostos para o orçamento da Ucrânia.