Piloto do Il-76 no Chile: 'mais terrível é ver fogo cercar pessoas e não poder fazer nada'

© Sputnik / Vladimir Baranov / Acessar o banco de imagensAvião russo Il-76 em combate a fogos florestais
Avião russo Il-76 em combate a fogos florestais - Sputnik Brasil
Nos siga no
Desde os finais de janeiro de 2017, o avião russo Il-76 vem participando do combate aos incêndios nas regiões do sul do Chile. A aeronave foi batizada de "El Luchín" devido à dificuldade de pronunciá-la corretamente, tornando-se o símbolo do apoio russo ao país latino-americano.

17 pessoas viajaram a bordo do Il-76, entre os quais estavam as tripulações completas que se revezavam em dois turnos e seis funcionários do Ministério de Emergências russo.

A Sputnik Mundo falou com o copiloto do Il-76, Vladislav Podobny, que está no Chile desde 30 de janeiro. Ele possui 30 anos de experiência em voos em aviões da classe Il-76, tendo participado de várias operações do Ministério de Emergências russo.

Sputnik Mundo: Qual é a situação na região? Até quando pretende permanecer no Chile?

Il-76 é um avião pesado militar de transporte de tropas de paraquedas, equipamentos e outros. A última versão leva o nome Il-76MD-M. - Sputnik Brasil
Chile destaca alta eficácia do avião russo Il-76 na extinção de incêndios
Vladislav Podobny: Quando chegamos em 30 de janeiro, a situação era terrível: havia muitos incêndios na região de Santiago e, em uma área de quase 500 quilômetros a sul da capital, a fumaça era muito forte e dificultava o trabalho. Era difícil localizar os incêndios e tivemos que realizar saídas a partir do mar onde a visibilidade era melhor.

Durante a primeira semana, nós, juntamente com SuperTanker norte-americano e outros aviões menores, cumprimos a tarefa de controlar os incêndios. Nas últimas semanas, ficamos no regime de espera: em caso de incêndio, deslocamo-nos e começamos a extinção das chamas.

Felizmente, a situação está sob controle e não prevemos que mais incêndios aconteçam. Por isso, estamos planejando deixar o país no dia 25 de fevereiro às 20h00, horário local.

© Foto / Vladislav PodobnyPiloto russo do Il-76, Vladislav Podobny
Piloto russo do Il-76, Vladislav Podobny - Sputnik Brasil
Piloto russo do Il-76, Vladislav Podobny

S: O que é mais difícil na luta contra incêndios?

VP: A experiência nos ensinou a voar cumprindo as normas de segurança nesta categoria de voos: não descer mais do que a altitude segura, não entrar em zonas com grandes quantidades de fumaça etc. Mas o mais terrível é quando o fogo cerca casas, pessoas, você não pode fazer nada. Esta é a coisa mais terrível.

S: Como os habitantes da região o receberam?

Bombeiros apagam incêndios florestais no Chile - Sputnik Brasil
Chile em chamas: 5 povoados são salvos pelo avião russo Il-76
VP: A recepção foi muito agradável, muito amável. Quando estamos de folga, passeamos pela cidade, pelas lojas locais, pelos pontos de interesse e, por estarmos vestidos com roupas normais, as pessoas não prestam muita atenção na gente. Mas quando queremos comprar algo, e, com nosso pobre espanhol que sabemos, dizemos "não compreendo", as pessoas olham para nós, sorriem e nos dizem "el Luchín, el Luchín" e nos agradecem.

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores do Chile nos convidou às suas instalações; estávamos a dez minutos de distância e decidimos ir a pé e com uniformes pelas ruas. As pessoas nos aplaudiam, estavam muito agradecido.

© Foto / Vladislav PodobnyTripulação do avião russo Il-76 após pouso em Santiago, Chile
Tripulação do avião russo Il-76 após pouso em Santiago, Chile - Sputnik Brasil
Tripulação do avião russo Il-76 após pouso em Santiago, Chile

S: Quais foram as suas impressões do Chile?

VP: O Chile é um país espetacular. Nos anos 70, quando ocorreu o golpe de Estado [contra Salvador Allende], consideramos o povo chileno como povo irmão. A primeira vez que estive aqui foi em 2010 quando transportamos equipe de resgate e ajuda humanitária depois de um terremoto na região.

É um país impressionante, com um ótimo clima, boas pessoas, vinho… E gostaria de desejar ao povo chileno e ao seu governo paciência na luta contra incêndios – caso se repitam – prosperidade e um grande futuro.

S: E, afinal, já viu algum meme sobre "El Luchín"? Ouviu falar sobre o detergente dedicado ao avião russo? Compraria ele?

© Foto / Vladislav PodobnyVladislav Podobny, no cabine de pilotagem do avião russo Il-76
Vladislav Podobny, no cabine de pilotagem do avião russo Il-76 - Sputnik Brasil
Vladislav Podobny, no cabine de pilotagem do avião russo Il-76

VP: Sim, vi alguns memes e, por acaso, soube que existe até um detergente. Gostaria muito de levá-lo para Rússia como lembrança se fosse um pouco menor… Mas são cinco litros!

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала