17 pessoas viajaram a bordo do Il-76, entre os quais estavam as tripulações completas que se revezavam em dois turnos e seis funcionários do Ministério de Emergências russo.
A Sputnik Mundo falou com o copiloto do Il-76, Vladislav Podobny, que está no Chile desde 30 de janeiro. Ele possui 30 anos de experiência em voos em aviões da classe Il-76, tendo participado de várias operações do Ministério de Emergências russo.
Sputnik Mundo: Qual é a situação na região? Até quando pretende permanecer no Chile?
Durante a primeira semana, nós, juntamente com SuperTanker norte-americano e outros aviões menores, cumprimos a tarefa de controlar os incêndios. Nas últimas semanas, ficamos no regime de espera: em caso de incêndio, deslocamo-nos e começamos a extinção das chamas.
Felizmente, a situação está sob controle e não prevemos que mais incêndios aconteçam. Por isso, estamos planejando deixar o país no dia 25 de fevereiro às 20h00, horário local.
S: O que é mais difícil na luta contra incêndios?
VP: A experiência nos ensinou a voar cumprindo as normas de segurança nesta categoria de voos: não descer mais do que a altitude segura, não entrar em zonas com grandes quantidades de fumaça etc. Mas o mais terrível é quando o fogo cerca casas, pessoas, você não pode fazer nada. Esta é a coisa mais terrível.
S: Como os habitantes da região o receberam?
Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores do Chile nos convidou às suas instalações; estávamos a dez minutos de distância e decidimos ir a pé e com uniformes pelas ruas. As pessoas nos aplaudiam, estavam muito agradecido.
S: Quais foram as suas impressões do Chile?
VP: O Chile é um país espetacular. Nos anos 70, quando ocorreu o golpe de Estado [contra Salvador Allende], consideramos o povo chileno como povo irmão. A primeira vez que estive aqui foi em 2010 quando transportamos equipe de resgate e ajuda humanitária depois de um terremoto na região.
É um país impressionante, com um ótimo clima, boas pessoas, vinho… E gostaria de desejar ao povo chileno e ao seu governo paciência na luta contra incêndios – caso se repitam – prosperidade e um grande futuro.
S: E, afinal, já viu algum meme sobre "El Luchín"? Ouviu falar sobre o detergente dedicado ao avião russo? Compraria ele?
VP: Sim, vi alguns memes e, por acaso, soube que existe até um detergente. Gostaria muito de levá-lo para Rússia como lembrança se fosse um pouco menor… Mas são cinco litros!