Ucrânia é o principal importador de carne russa apesar da proibição de Kiev

© Sputnik / Igor Zarembo / Acessar o banco de imagensCarne sendo processada em uma fábrica de processamento de carne (foto do arquivo)
Carne sendo processada em uma fábrica de processamento de carne (foto do arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Ucrânia se tornou o maior importador de carne e cerveja da Rússia, de acordo com as últimas estatísticas do Serviço Federal da Alfândega da Rússia.

Enquanto muitos especialistas acreditam que isso aconteceu devido ao fornecimento de suprimentos especificamente para a região de Donbass, o economista Viktor Efimov explicou ao serviço russo da Rádio Sputnik por que essa não pode ser a única razão.

Apesar de defender fortemente o mantimento das sanções contra Moscou, a Ucrânia se tornou o principal importador de carne e cerveja da Rússia, informou o jornal russo Vedomosti na segunda-feira (20).

Citando as mais recentes estatísticas do Serviço Federal da Alfândega da Rússia, em 2016, as entregas de carne e cerveja russas para a Ucrânia equivaleram a 47.893 toneladas, representando 30% de toda a exportação russa destes produtos, independentemente da proibição de Kiev de importação de alimentos russos, álcool e produtos derivados do leite.

A Ucrânia, portanto, tornou-se o maior consumidor dos produtos acima, deixando o Cazaquistão para trás como o segundo maior importador.

Instrutores americanos na Ucrânia durante exercícios conjuntos Fearless Guardian-2015 - Sputnik Brasil
Pence e Poroshenko discutem guerra civil na Ucrânia
As estatísticas são ainda mais surpreendentes, diz o jornal, já em 2015, Kiev proibiu a importação de alimentos russos, álcool e produtos derivados do leite em resposta a um embargo russo sobre bens ucranianos.

Muitos representantes de companhias comerciais e industriais russas sugerem que tais resultados estejam ligados aos fornecimentos exclusivos de produtos à região de Donbass. Entretanto, um representante do Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia não conseguiu explicar o aumento do abastecimento alimentar russo ao seu país.

Comemoração do Dia da República em Donetsk - Sputnik Brasil
EUA vêem sinais 'preocupantes' no decreto de Putin sobre documentos civis de Donbass
O serviço russo da Rádio Sputnik conversou com o professor economista Viktor Efimov, quem explicou por que os dados fornecidos não podem ser explicados apenas pelo aumento das entregas a Donbass.

"Não há dados averiguados sobre as entregas em questão, mas descarto a possibilidade de que tenham sido realizadas apenas para a região de Donbass", disse ele à Sputnik.

Segundo ele, os suprimentos alimentares, no entanto, continuam sendo uma questão de importância primordial, onde a política rapidamente desce.

"Eu acredito que a Ucrânia simplesmente tenha sido levada demais para fora com o seu jogo político, assim, o que devia ter acontecido mais cedo ou mais tarde, está acontecendo agora. A Ucrânia se desgastou a um estado onde desejos humanos normais começam a alterar a linha política do país", disse o economista, acrescentando que, em resposta ao embargo alimentar de Kiev, o país está buscando exatamente o oposto.

Viktor Efimov opina que a própria Ucrânia esteja encurralando sua economia.

"Através de suas ações políticas absurdas, as autoridades de Kiev estão encurralando a economia do país. A Rússia permaneceu sendo o único mercado garantido para a Ucrânia, que ela mesma está cortando", observou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала