O montante total dos prêmios do Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin, organizado pela agência internacional de notícias Sputnik com o patrocínio da Comissão para Assuntos da UNESCO da Federação da Rússia, foi aumentado graças aos parceiros informacionais internacionais: a holding árabe Al Mayadeen TV, o Shanghai United Media Group (SUMG) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. No total, os vencedores e laureados do concurso de 2017 irão receber mais de US$ 15.000 (conforme a taxa cambial do Banco Central da Rússia em 22 de fevereiro), deste montante, US$ 8.000 serão destinados ao vencedor do Grande Prêmio.
"Tomamos a decisão de distinguir com um prêmio especial por Fotografia Humanitária, dentro da categoria 'Notícias Principais', aqueles fotógrafos que mostrem a necessidade de prestar auxílio a vítimas de conflitos e os esforços daqueles que fazem tudo para reduzir o sofrimento dessas pessoas. A preservação da dignidade dos protagonistas destas fotos será um critério importante para nós. Para nós, como organização humanitária com um século e meio de história, é muito importante que as imagens das vítimas de conflitos armados mostrem a força vital dessas pessoas, a sua possibilidade de, com apoio, superarem as dificuldades mais incríveis", disse Magne Bart, chefe da Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Federação da Rússia, Bielorrússia e Moldávia.
A holding informacional árabe Al Mayadeen TV já informou que "as fotografias de um laureado devem refletir a ideia de que a pessoa é valor mais importante, que ela é dona do nosso planeta e deve cuidar dele, da sua diversidade e de qualquer forma de vida na Terra".
O chefe do serviço internacional do Grupo Midiático Unido de Xangai (SUMG) declarou: "O Grupo Midiático Unido de Xangai apoia os jovens que procuram nas suas notícias ideias e espera ver ainda mais jovens fotógrafos talentosos tirando proveito desses contatos, mostrando seu talento graças a esta plataforma".
O concurso internacional Andrei Stenin tem por objetivo apoiar jovens fotógrafos e atrair a atenção pública para as tarefas do fotojornalismo contemporâneo. Esta é uma plataforma para jovens fotógrafos, sensíveis, talentosos e abertos à novidade, na qual eles atraem a nossa atenção para as pessoas e para acontecimentos que ocorrem ao nosso redor.
Os parceiros gerais informativos do concurso são: o site de notícias Vesti.ru, o canal estatal russo Rossiya-Kultura, o site de notícias KP.ru, o portal ZhurDom e o portal Russian Photo. Os parceiros internacionais informativos são os seguintes: a agência de notícias e rádio Sputnik, a agência de notícias Askanews, a agência de notícias EFE, a agência ANTARA FOTO, a holding midiática Independent Media, a agência de notícias Notimex, o canal de televisão e site RT, ANA, The Royal Photographic Agency, o Shanghai United Media Group (SUMG), a agência de notícias Xinhua, a agência de notícias ANDES, o canal de televisão Al Mayadeen. Os parceiros informativos por parte da indústria são: a Academia de Fotografia, a agência GeoFoto, o portal Photo-study.ru, a Associação dos Jornalistas de Moscou, a Associação da Mídia Estudantil e Juvenil, a Associação dos Fotógrafos Artísticos de Moscou, o portal de notícias YOung JOurnalists e os festivais PhotoVisa e Fotoparad v Ugliche.