Segundo ele, as autoridades russas erguerão o modelo do edifício neo-renascentista de Berlim no parque Patriot de Kubinka, a oeste da região de Moscou, para servir como local de exibição e "para que os nossos 'yunoarmeitsi' possam praticar a tomada do edifício", segundo as palavras de Shoigu.
O parque Patriot, que será aberto ainda este ano, também incluirá réplicas de campos militares soviéticos e bases de guerrilhas florestais. Além da batalha de Berlim de 1945, o parque sediará reencenações de outras batalhas famosas dos períodos czarista e soviético, assim como exposições de arsenais bélicos em que os visitantes poderão testar armas tais como lançadores de granadas. O Patriot foi descrito pelo presidente russo Vladimir Putin como uma “Disney militar” quando foi anunciado, em 2015.
A Yunarmia é uma organização criada por Shoigu com o objetivo de incentivar o patriotismo e o serviço militar entre os estudantes russos. O grupo conta atualmente com mais de 42.000 membros.
A Batalha de Berlim é um dos momentos mais icônicos da Segunda Guerra Mundial. A captura soviética da capital alemã anunciou o fim da guerra na Europa, e a imagem da bandeira vermelha com a foice e o martelo sobre as ruínas do emblemático edifício alemão tornou-se um dos símbolos mais reconhecidos da vitória soviética contra os nazistas.