Inicialmente, o feriado servia para homenagear os veteranos de guerra e todos aqueles que cumpriam o serviço militar, mas passados anos começou sendo dedicada especialmente aos soldados, sendo que hoje em dia esta data é festejada como o Dia dos Homens. Tradicionalmente, as mulheres dão pequenos presentes aos seus familiares, amigos, maridos e colegas.
Na Rússia, o Dia do Defensor da Pátria é um feriado nacional, com fogos de artifício e concertos organizados por todo o país.
#ДеньЗащитникаОтечества: Президент возложил венок к Могиле Неизвестного Солдата https://t.co/09dpVis32m pic.twitter.com/UUBIzlh0L8
— Президент России (@KremlinRussia) 23 de fevereiro de 2017
Neste ano, o presidente russo Vladimir Putin depositará uma coroa de flores junto ao Túmulo do Soldado Desconhecido, se encontrará com a tripulação do grupo naval encabeçado pelo porta-aviões Admiral Kuznetsov que participou da missão na Síria e assistirá a uma série de outros eventos.
Сегодня прошел торжественный прием в честь #ДеньЗащитникаОтечества #23февраля pic.twitter.com/OFwiUqN4mp
— Rus Embassy Estonia (@RusEmbEst) 22 de fevereiro de 2017
Cerimônia solene no Dia do Defensor da Pátria na Embaixada da Rússia na Estônia
Em 28 de janeiro de 1918, o Conselho de Comissários do Povo (Sovnarkom), estabelecido logo após a Revolução de Outubro de 1917, adotou um decreto-lei que instituiu o Exército Vermelho.
Em 22 de fevereiro, o Sovnarkom promulgou o decreto, proclamando que o país estava em perigo. No dia seguinte, grandes manifestações ocorreram em Moscou, São Petersburgo (então cidade de Petrogrado) e em outras cidades russas, enquanto milhares de voluntários se alistavam no Exército Vermelho.
Em 1922, foi realizada na Praça Vermelha de Moscou a primeira parada militar, iniciando a tradição dos futuros eventos festivos neste dia.