Bernie Sanders acusa Trump de 'retribuir favores' à indústria prisional privada

© AP Photo / Matt RourkeSenador americano Bernie Sanders
Senador americano Bernie Sanders - Sputnik Brasil
Nos siga no
O senador de Vermont, Bernie Sanders, acusou o presidente norte-americano, Donald Trump, de aceitar "centenas de milhares de dólares" em contribuições de campanha de prisões privadas e de devolver o favor ao cancelar o memorando administrativo do ex-presidente Barack Obama que reduzia a jurisdição da indústria prisional com fins lucrativos.

Apoiadores de Bernie Sanders protestam contra a escolha de Hillary Clinton pelo Partido Democrata - Sputnik Brasil
Sanders 2020? Bernie não descarta nova corrida para a Casa Branca
Na quinta-feira, o procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, anulou a ordem de Obama que eliminava gradualmente o uso de prisões privadas.

"As empresas privadas de prisão investiram centenas de milhares de dólares na campanha presidencial de Donald Trump e hoje eles receberam sua recompensa: o governo Trump reverteu a diretriz da administração Obama para reduzir o uso do Departamento de Justiça de prisões privadas", afirmou Sanders, acrescentando que "Trump abriu as comportas para prisões privadas para fazer enormes lucros, construindo mais prisões e mantendo ainda mais americanos na cadeia".

Manifestação perto da Casa Branca após investidura de Donald Trump em 21 de janeiro, 2017. - Sputnik Brasil
Democratas planejam organizar impeachment de Trump
Durante a campanha eleitoral de Trump, o seu comitê de ação política recebeu pelo menos US $ 100.000 em doações do GEO Group, uma das maiores empresas de prisão privada do país. Corrections Corporation of America e GEO também doaram mais de US$ 1,6 milhões para a Associação de Governadores Republicanos.

Sanders tem lutado por muito tempo a indústria prisional privada, que ele repetidamente classificou como uma "atividade desonesta para gerar dinheiro" e apresentou um projeto de lei em 2015 para coibir a prática.

"Manter os seres humanos na prisão por longos períodos de tempo não deve mais ser um modelo de negócios aceitável na América. É assim que funciona nosso corrupto sistema de financiamento político e de campanha", afirmou Sanders. "As empresas não devem lucrar com o encarceramento de nossos compatriotas americanos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала