"Mais uma vez pautaremos o direito à cidade contemplaremos a diversidade cultural e reaproveitaremos o resíduos para construir a trincheira da revolução Libre! tudo isso em ritmo de carnaval. Não esquecemos da nossa tradição de homenagear um país a cada ano, ano passado homenageamos a Suíça por ter caguetado os dados de Alcunha e vocês viram o que aconteceu né. Este ano para acelerar a revolução Libre! iremos homenagear e convocar a Rússia para contribuir com o seu vasto conhecimento em revoluções, nos inspiraremos no lema dos Bolcheviques: paz, terra, pão e liberdade!", convoca a agremiação nas redes sociais.
A cada ano o Bloco Libre tem por tradição homenagear um país. Em 2016 a Suíça foi celebrada e este ano será a vez da Rússia.
Para animar a folia, diversos grupos musicais com estilos diferentes, reunindo o jazz, rock, samba de coco e de raiz, além de manifestações circenses, presença de foodtrucks e discoteca com dj´s nos intervalos estarão se apresentando este ano durante o desfile do Bloco Libre.