Segundo o jornal Nikkei, o governo espera ter as normas aprovadas até 2025.
As razões para a intenção das autoridades japoneses em desenvolverem as regras são os incidentes cada vez mais frequentes com drones e a crença que a existência de normas internacionais em tecnologias para uso de drones poderia diminuir o perigo potencial.
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, juntamente com o Instituto Nacional de Ciência Industrial e Tecnologia Avançada e com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, prevê começar o trabalho de desenvolvimento de tecnologias para segurança melhorada em 2018. Em particular, eles pretendem criar um sistema para controle da localização de drones e assim prevenir colisões.
O ministério espera terminar o planejamento do programa até ao fim do ano fiscal 2020 e apresentá-lo para aprovação da Organização Internacional de Padronização (ISO na sigla em inglês), sendo que o processo de aprovação geralmente leva cerca de cinco anos.
O mercado mundial de veículos não tripulados está se alargando bastante rapidamente, sendo que os VANT, ou drones, estão sendo usados em diferentes áreas, inclusive a militar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Yano, o mercado de drones está previsto crescer 80%, em comparação com 2015, para 20,5 bilhões de dólares até 2020.