A confusão quanto ao vencedor de Melhor Filme na cerimônia de premiação da Academia de 2017 é sem dúvida o evento mais embaraçoso fracasso na história do popular programa de TV. Até mesmo a embaixada russa no Canadá não conseguiu abster-se de comentar sobre a embaraçosa situação tweetando: "Por incrível que pareça, os russos ou os hackers russos não são culpados pela confusão nos Oscars. #Oscars #EscândaloDoEnvelope".
Strangely enough, Russia or Russian "hackers" are not blamed for Oscar mix-up. #Oscars #envelopegate pic.twitter.com/oLeAQuyETH
— Russia in Canada (@RussianEmbassyC) 27 de fevereiro de 2017
Na verdade, a mídia social explodiu com tweets irônicos e posts revelando a verdadeira razão escondida para a confusão: os hackers assustadores e o cérebro sinistro do presidente russo Vladimir Putin.
Russia just hacked the Oscars#Oscars #BestPicture pic.twitter.com/RNADbVaS2D
— Sofia Western (@WWYTVine) 27 de fevereiro de 2017
When you find out #Russianhackers created #OscarGate #Oscars pic.twitter.com/WLEyId3KKj
— The Red Pill (@Swordoftruth16) 27 de fevereiro de 2017
Alguns usuários foram mais longe, ressaltando as semelhanças entre a cerimônia do Oscar e as eleições presidenciais nos EUA, cujos resultados surpreendentes também foram atribuídos aos hackers russos.
La La Land clearly won the popular vote but Moonlight won the Electoral College and wins #BestPicture #Oscars
— Bryan Street (@bjst719) 27 de fevereiro de 2017
La La Land claramente ganhou o voto popular, mas Moonlight ganhou o Colégio Eleitoral e levou [o prêmio de] #Melhor Filme
#AcademyAwards pic.twitter.com/VNWe3MBPGg
— Ryan Hampton (@RyanForRecovery) 27 de fevereiro de 2017
A confusão evocou memórias de um erro semelhante no concurso Miss Universo de 2015. Na ocasião, o apresentador Steve Harvey erroneamente nomeou a vice-campeã, Miss Colômbia, Ariadna Gutiérrez, como a vencedora. Poucos minutos depois de ter sido coroada, Harvey anunciou que tinha lido os resultados incorretamente e que Miss Filipinas, Pia Alonso Wurtzbach, era na verdade a nova Miss Universo.
И ещё коротко об Оскаре-2017 #Oscars #оскар2017 #оскар #LALALAND #moonlight pic.twitter.com/LmxQfHF1fU
— Yulya Gritskevich (@Yulya_Kh) 27 de fevereiro de 2017