Robert Mercer, que se ocupa de investimentos de alto risco, foi o maior doador (US$ 13,5 milhões) para a campanha do atual presidente dos Estados Unidos. Ele é também um dos proprietários da agência Breitbart News Network, conhecida como a plataforma de direita nos EUA e no Reino Unido, e amigo do político Nigel Farage, que impulsionou a iniciativa britânica a sair da União Europeia.
Em 2015, o jornal The Washington Post nomeou este programador, especialista em inteligência, como um dos 10 bilionários mais influentes na política.
Contribuição real
Essa empresa teria estudado os perfis psicológicos de milhões de norte-americanos antes de consultas populares e os teria incentivado a ir às urnas mediante campanhas cuidadosamente dirigidas. O diretor executivo da Cambridge Analytica, Alexander James Ashburner Nix, revelou que comunicações baseadas na análise de dados desempenhou "um papel chave" na vitória de Trump.
Antes do Brexit, a empresa realizou a mesma operação gratuita para o site Leave.eu, que desempenhou um papel fundamental no resultado desse referendo. Andy Wigmore, ex-diretor de comunicações do site, disse ao The Guardian que "a inteligência artificial ganhou [o referendo]".