"Abu Bakr al-Baghdadi chamou o seu discurso de despedida, o divulgou entre os pregadores do Daesh e explicou o que está acontecendo com o grupo. Os pregadores começaram a falar sobre as derrotas que o grupo tem sofrido na província de Ninawa e em outras partes do Iraque", comunicou a fonte para o Al Sumaria.
"O seu discurso incluía um apelo aos terroristas […] de fugirem para as áreas montanhosas de difícil acesso do Iraque e da Síria", acrescentou a fonte.
A operação de libertação de Mossul pelas tropas iraquianas, apoiadas pela coalizão internacional encabeçada pelos EUA, se iniciou em outubro de 2016. A parte oriental da cidade já foi libertada. Em meados do fevereiro deste ano o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou o início da operação de libertação da parte ocidental da cidade.
#ISIS leader Al-Baghdadi acknowledges defeat in #Iraq https://t.co/Td2SGh8sD8 pic.twitter.com/jRLUw3FKoU
— Al Arabiya English (@AlArabiya_Eng) 1 de março de 2017
Em 24 de fevereiro as forças governamentais do Iraque retomaram a base militar e uma aldeia no sul de Mossul, tendo entrado nos bairros orientais da cidade e reconquistado também o aeroporto.