Representantes de Donetsk e Kiev fazem avanços consideráveis na retirada de armas pesadas

© AP Photo / Irina GorbasevaTanques ucranianos na região de Donbass
Tanques ucranianos na região de Donbass - Sputnik Brasil
Nos siga no
O grupo de contato sobre a Ucrânia chegou a um acordo para a retirada de armas pesadas em Donbass.

Uma fonte que participa do processo de negociação informou à Sputnik que ainda não foram definidas datas concretas, embora possa se tratar dos dias 5 ou 6 de março.

"Hoje as partes alcançaram um entendimento para retirar as armas pesadas da linha de contato", comunicou a fonte.

A subsecretária de Estado norte-americano Victoria Nuland e o embaixador dos EUA na Ucrânia Geoffrey Pyatt oferecendo biscoitos aos ativistas pró-europeus na praça da Independência em Kiev - Sputnik Brasil
Especialista: Ocidente 'não se pode permitir' abandonar Ucrânia
Mais tarde, o representante plenipotenciário da Rússia no grupo de contato para uma solução na Ucrânia, Boris Gryzlov, declarou aos jornalistas que a separação das forças e meios no povoado Luganskaya, em Donbass, está marcada para 7 de março.

Nesta quarta-feira (01), na capital bielorrussa de Minsk, decorre mais uma reunião do grupo de contato com objetivo de solucionar a situação na Ucrânia. No encontro anterior, que teve lugar em Minsk em 15 de fevereiro, as partes chegaram a um acordo sobre a retirada de todos os tipos de armas da linha de contato até ao dia 20 de fevereiro. Contudo, essas condições não foram cumpridas.

Desde setembro de 2014, o grupo de contato de Minsk já aprovou três documentos considerados como passos na direção da resolução pacífica do conflito. No entanto, mesmo as partes tendo concordado com o cessar-fogo, os tiroteios continuam ocorrendo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала