Assim, os especialistas analisaram uma imagem datada de março de 2016, em que o líder do país, Kim Jong-un, mostra um novo dispositivo nuclear. De acordo com o jornal, essa foto também pode nos mostrar o possível alcance do míssil que está por trás de Kim, bem como a localização do polígono e as relações do líder da Coreia do Norte com os efetivos do exército.
Una fotografía podría revelar algunos secretos sobre el programa nuclear de Corea del Norte. https://t.co/kbqMu0RS2J pic.twitter.com/wmgEeaqHmU
— NYTimes en Español (@nytimesES) 1 de março de 2017
Jeffrey Lewis, especialista do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais, usou a imagem para calcular o tamanho da bomba nuclear, nomeada "disco ball" por analistas. Segundo Lewis, a bomba tem cerca de 60 centímetros de diâmetro e pesa entre 100 e várias centenas de quilogramas. No que diz respeito à sua potência destrutiva, atinge cerca de 20 quilotoneladas, o que é quase equivalente às bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. No entanto, o pequeno tamanho da bomba confirma as declarações da Coreia do Norte de que o artefato explosivo cabe em seus mísseis de longo alcance.
No que diz respeito à imagem do próprio líder do país, os especialistas garantem que está vestindo a jaqueta de seu avô, Kim Il-sung, que sempre está associada com a Guerra da Coreia. Assim, Kim envia a mensagem de que Pyongyang está outra vez em pé de guerra. Ao mesmo tempo, o político norte-coreano está à frente de seu pai, Kim Jong-il. O casaco do líder norte-coreano nos ajuda a entender melhor o curso político do país asiático.
De acordo com o analista Michael Madden, é estranho que em um evento tão importante falte o uniforme militar. De acordo com o especialista, só estão presentes funcionários civis norte-coreanos, assim como dois altos cargos militares: o líder do programa nuclear e o dirigente das forças de mísseis. De acordo com outro especialista, Joshua Pollack, da revista Nonproliferation Review, é um símbolo claro de que, neste caso, trata-se do programa nuclear privado de Kim Jong-un. Além disso, o líder norte-coreano está dando conselhos, enquanto que os funcionários e altos cargos só tomam notas.
De acordo com o analista, as fotos mostram que, como disse Joshua Pollack, "este é um programa muito sério". Por sua parte, Melissa Hanham disse que alguns detalhes podem fazer parte da propaganda do país. Por exemplo, a mídia norte-coreana costuma editar as imagens para melhorar a aparência do líder da Coreia do Norte. Ao mesmo tempo, esta foto está intacta, o que pode ser interpretado como uma mensagem de Pyongyang para as agências de inteligência estrangeiras.
"Estão oferecendo isso como evidência. Supõe-se que sejam provas", concluiu a especialista. E acrescentou também que "2016 serviu para mostrar suas capacidades, de que antes nos burlaram".