Como resultado da divisão da cidade durante a Guerra Fria, a capital alemã agora tem dois jardins zoológicos — Tierpark Berlin e o Jardim Zoológico de Berlim. De acordo com o livro O Zoológico dos Outros, escrito pelo jornalista alemão Jan Mohnhaupt, assim como os blocos ocidental e oriental foram bloqueados em um impasse global durante a segunda metade do século 20, estes dois estabelecimentos se envolveram em uma "corrida do poder" entre si, revela Sputnik Alemanha.
Segundo Mohnhaupt, durante a Guerra Fria, o Tierpark Berlin, localizado na parte oriental, e o Jardim Zoológico de Berlim, na ocidental, enfrentaram uma "corrida do poder pelos animais", lançada por seus diretores: Heinrich Dathe e Heinz-Georg Klos. Embora essa "competição" tenha sido afetada pela rivalidade pessoal dos dois, ela era principalmente impulsionada por políticos.
Um dos episódios desta competição ficou conhecido como a "luta de elefantes".
Em 1960, Willy Brandt, prefeito de Berlim Ocidental, ordenou que o "fosso" entre três elefantes no zoológico ocidental e dois em sua contraparte oriental se alargasse e permitiu a Klos comprar mais elefantes. Logo depois disso, Dathe recebeu uma diretriz similar da liderança da Alemanha Oriental. Eventualmente, a população de elefantes do Jardim Zoológico de Berlim totalizou onze, enquanto Tierpark Berlin tinha apenas cinco. Para Klos, significou ganhar "vitória na batalha", disse Mohnhaupt, apontando como a "linguagem militar" refletia a rivalidade entre os dois zoológicos.
Apesar de tudo isso, a "vitória moral" nesta improvisada "guerra fria" pertence a Dathe.
"Muitos anos se passaram e, no entanto, as pessoas ainda se lembram do nome de Dathe. Há uma Praça Dathe (Heinrich-Dathe-Platz) em Berlim, e uma escola nomeada em homenagem a ele", explica o autor.
Enquanto o ex-diretor ainda é lembrado com carinho por toda a antiga Alemanha Oriental, apenas os residentes idosos do que costumava ser Berlim Ocidental lembram o nome de Heinz-Georg Klos.
Além disso, os visitantes dos dois zoológicos de Berlim, ambos em funcionamento mesmo após a longa rivalidade que durou até 1989 e a ameaça de fechamento depois de 1990, podem ser considerados os "terceiros vencedores", acrescentou Mohnhaupt.
"Ambos os zoológicos prosperaram por causa de sua rivalidade. Eles são muito diferentes, mas ao mesmo tempo se complementam: um deles é um zoológico da cidade no centro do oeste da cidade, enquanto o outro é um parque magnífico", concluiu.