"É pouco provável que haja possibilidade de uma relação entre o aumento dos gastos militares da China e dos EUA. Na verdade, o aumento dos gastos da China em 7% foi aprovado ainda antes de Trump ter anunciado o aumento significativo do orçamento militar dos EUA", comunicou o analista e especialista em Estados Unidos da Universidade Fudan, Wang Xiaofeng, em entrevista à Sputnik China.
Segundo o analista, as suposições de que a China decidiu aumentar os gastos militares por causa do aumento nos EUA são falsas. Ele comunicou que o aumento do orçamento militar da China é parte do planejamento de longo prazo que também prevê a reforma militar.
"Falando sobre as tensões no palco mundial vou acrescentar que, de acordo com a posição da China, esperamos pelo menos que não seja necessário aplicar a força militar para resolver os conflitos", frisou o analista chinês.
É preciso acrescentar também que os gastos da China se destinam a uma autodefesa eficiente, enquanto os EUA apostam muito no setor da defesa para cumprir seu objetivo estratégico que é obter a "vitória em todo o mundo".