Tudo sob controle: China implementa com sucesso nova política 'de dois filhos'

© AFP 2023 / Frederic J. BrownMães chinesas levam seus filhos para passear.
Mães chinesas levam seus filhos para passear. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A política que dá aos cidadãos chineses o direito de ter um segundo filho está sendo realizada segundo o previsto, afirmou neste sábado (11) o vice-presidente do Comitê Estatal para Saúde Pública e Procriação Planejada, Wang Pei'an, durante uma entrevista coletiva.

No 1 de janeiro de 2016, o governo chinês abandonou oficialmente a "política de filho único" adotada pelo país a partir dos finais da década de 70.

"Esta política começou a ser implementada formalmente desde o início do ano anterior [2016] e, julgando pelo período que passou, posso dizer o seguinte: os resultados são evidentes, eles correspondem ao previsto", afirmou Wang Pei'an.

O responsável adiantou que desde o início da realização do novo programa até o fim do ano de 2016 nasceram no país 18,46 milhões de crianças.

The moon sets above a Chinese flag flying over Tiananmen Square after a flag raising ceremony on National Day, the 66th anniversary of the founding of the People's Republic of China, in Beijing, Thursday, Oct. 1, 2015 - Sputnik Brasil
China agora usa material didático que explica sobre divórcio, homossexualidade e abuso
Ao mesmo tempo, o político frisou que há dificuldades na implantação da iniciativa. Segundo ele, algumas mulheres afirmam que após o nascimento do primeiro filho, enfrentam problemas no regresso ao trabalho, o que influencia o desejo de ter um segundo filho. Wang Pei'an comunicou que a realização da política é obstaculizada também por certa falta de financiamento das instituições pré-escolares, especialmente para as crianças menores de 3 anos.

De acordo com o responsável chinês, no futuro é preciso continuar criando um ambiente social propício para que as famílias tenham um segundo filho, mantendo a taxa de natalidade necessária, aperfeiçoando as políticas fiscais, de previdência social, habitações e emprego. Anteriormente, Wang Pei'an disse que as autoridades chinesas consideram a possibilidade de introduzir um subsídio em caso do nascimento de um segundo filho.

Aviação chinesa participa da parada militar em comemoração de 70 aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, Pequim, China, 3 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil
Opinião: EUA desconhecem atual realidade da China
A China introduziu a política Uma família — Um filho na década de 70 para controlar o crescimento populacional, deixando as famílias na cidade terem apenas um filho, e as do campo — dois filhos, caso o primeiro fosse uma menina. Mas passadas décadas, a política levou a problemas demográficos, tais como a distorção de gênero, envelhecimento da população e redução do número das pessoas aptas a trabalhar.

Conforme as estatísticas oficiais, até os finais de 2016 a população da China aumentou em 8,09 milhões de pessoas e somou em 1,382 bilhões, sendo que 708,15 milhões são homens e 674,56 milhões — mulheres.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала