Azerbaijão mata soldados armênios em ataque na região de Nagorno-Karabakh

© Sputnik / Acessar o banco de imagensMilitares na zona de conflito em Nagorno-Karabakh, 3 de abril de 2016
Militares na zona de conflito em Nagorno-Karabakh, 3 de abril de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Armênia perdeu cinco soldados neste domingo (12) após um ataque de artilharia das forças do Azerbaijão na zona de conflito de Nagorno-Karabakh, segundo informou o Ministério da Defesa azeri.

"Um ataque de artilharia sobre um ponto de apoio das forças armadas da Armênia causou até cinco baixas ao inimigo", diz o comunicado da pasta, que não faz distinção entre as tropas da autoproclamada República de Nagorno-Karabakh e as da Armênia.

O comunicado não especifica em que lugar da linha de contato o ataque foi conduzido.

Projétil no posto de controle Dolzhansky na fronteira da região de Lugansk da Ucrânia com a Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Principais conflitos no espaço pós-soviético em 2016: foi assim que aconteceu
O conflito de Nagorno-Karabakh, que divide a Armênia e o Azerbaijão desde 1988, sofreu uma escalada no início de abril do ano passado, depois de ter estado dormente por mais de duas décadas.

Desde o dia 5 daquele mês, vigora um frágil armistício na região, mas as partes envolvidas se acusam regularmente de violar a trégua.

As relações entre Erevan e Baku se deterioraram depois que Nagorno-Karabakh, um enclave de população maioritariamente armênia, decidiu se separar da então República Soviética Socialista do Azerbaijão em 1988. Entre 1992 e 1994, Baku perdeu o controle sobre Karabakh e sete distritos adjacentes com a escalada das hostilidades.

A fim de promover uma solução negociada para o conflito, foi instituído em 1994 o chamado Grupo de Minsk, copresidido por EUA, Rússia e França.

O Azerbaijão insiste em recuperar a sua integridade territorial, e a Armênia defende os interesses da autoproclamada República de Nagorno-Karabakh, que não faz parte das negociações oficiais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала