O submarino está sendo desenvolvido pela companhia chinesa Tianjin Ostar Underwater Vehicles Co., com o apoio de institutos de pesquisa russos. De acordo com o vice-gerente-chefe da empresa, Zou Yongchunhe, o veículo poderá levar de 20 a 40 passageiros e viajar a uma profundidade de até 24 metros. Duas agências de turismo chinesas já teriam demonstrado interesse no negócio.
"Nossos produtos podem ser usados em pontos turísticos populares, em países como Vietnã, Tailândia, Grécia e Turquia", afirmou Zou, citado pelo China Daily.
Em entrevista à Sputnik, Konstantin Sivkov, membro da Academia Russa de Ciências de Mísseis e Artilharia, demonstrou grande confiança de que o projeto será um sucesso.
"Esse projeto é absolutamente viável. Será um submarino altamente móvel, que não carrega nenhuma arma. Sua tarefa será mergulhar com segurança com os passageiros, mostrar a vida subaquática e retornar à superfície de maneira segura", disse Sivkov.
Segundo o especialista russo, o submarino não será muito diferente dos atuais cruzeiros, com a diferença de que realizarão passeios submersos, que deverão ser muito populares, desde que os preços também sejam.