Embora esta ideia tenha sido sugerida no passado por várias figuras israelenses, Lieberman tem sido o principal promotor do projeto há vários anos.
O ministro da Defesa é de fato um colono judeu que vive em um assentamento chamado Gush Emunim, na região sul de Jerusalém.
Greenblatt se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e fará o mesmo esta tarde com o presidente Mahmoud Abbas. Fontes diplomáticas israelenses indicaram que Greenblatt chegou à região para "ouvir" e não apresentar propostas.
Lieberman, por sua vez, insistiu sobre a troca de território e população com os palestinos, uma ideia que os palestinos, tanto dentro como fora de Israel, rejeitam.
"No limiar de uma nova tentativa de lançar as negociações diplomáticas entre Israel e os palestinos, devemos aprender as lições do passado, e a primeira lição é que todas as tentativas para resolver o problema palestino com base na terra por paz está fadada ao fracasso: a única maneira de alcançar um acordo sustentável é através de trocas de terras e da população como parte de um acordo de paz mais amplo", disse Lieberman.