'Sucata': OTAN envia velhas lanchas à Ucrânia

© Sputnik / Sergei Mamontov / Acessar o banco de imagensCruzador de mísseis Ukrayina no Estaleiro Naval de Nikolaev, Ucrânia
Cruzador de mísseis Ukrayina no Estaleiro Naval de Nikolaev, Ucrânia - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Marinha da Ucrânia considera a compra à OTAN de lanchas em segunda mão. O político russo Nikolai Starikov disse ao serviço russo da Rádio Sputnik que a OTAN não cederá os navios gratuitamente e que a sua modernização implicará grandes custos.

"Isto é uma sucata o que os americanos vendem para a Ucrânia. Primeiro, eles reforçam as tensões na fronteira com a Rússia e, simultaneamente, recebem dinheiro se livrando de coisas de que não precisam mais", disse Starikov. 

Mar de Azov - Sputnik Brasil
Milícia denuncia tentativa da Ucrânia para atacar Donetsk a partir do mar de Azov
Entretanto, o primeiro vice-comandante da Marinha da Ucrânia Andrei Tarasov informou que o país irá receber navios da patrulha dos EUA cujo prazo de vida útil terminou ou que foram substituídos por navios com maiores capacidades, embora continuem operacionais.

"Devemos esclarecer que isto não são [navios] de segunda mão. Um navio fornecido por um país-membro da OTAN mantém suas capacidades de combate. Por exemplo, a idade de 20 anos é completamente normal para um navio de mísseis, está perfeitamente operacional", assegurou Tarasov.

Nikolai Starikov disse por sua vez que este negócio "traz benefícios para os EUA, mas não para a Ucrânia".

"Os responsáveis oficiais da Ucrânia parecem crianças, ficam sempre felizes quando um adulto lhe traz um brinquedo. Eles não pensam em ganhar dinheiro para reequipar seu exército."

Rádio antigo (arquivo) - Sputnik Brasil
Rússia acusa Ucrânia de censura
"O modelo é sempre igual: os americanos dão créditos para a Ucrânia para ela comprar equipamentos e armas obsoletos. O povo ucraniano fica endividado e os americanos recebem de volta seu dinheiro", acrescentou Starikov.

A Marinha da Ucrânia está atualmente equipada com a fragata Getman Sagaidachny, uma embarcação soviética que entrou ao serviço da Ucrânia em 1993, uma corveta, um navio de desembarque e várias dúzias de pequenos navios de patrulha e de mísseis, navios de guerra de minas, navios de comando, de reconhecimento e de apoio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала