Turquia suspende todas as relações de alto nível com a Holanda

© REUTERS / Murad SezerBandeiras da Turquia e da União Europeia
Bandeiras da Turquia e da União Europeia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O vice-primeiro-ministro turco Numan Kurtulmus anunciou nesta segunda-feira (13) a suspensão de todos os contatos de alto nível entre seu país e a Holanda.

Anteriormente, Ancara proibiu o retorno do embaixador holandês ao país, bem como de outros diplomatas da Holanda. "Tomamos a decisão de não permitir que o embaixador dos Países Baixos volte à Turquia de suas férias, até que nossas exigências sejam atendidas", disse Kurtulmus.

"Estamos fazendo exatamente o que eles nos fizeram, não estamos permitindo que os aviões que transportem diplomatas ou enviados holandeses aterrissem na Turquia ou utilizem o nosso espaço aéreo", acrescentou, responsabilizando o país europeu pelo início da crise diplomática.

Presidente turco Recep Tayyip Erdogan discursa na cerimônia de entrega de prêmios em Ancara, Turquia, 3 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Turquia recorrerá ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos após escândalo na Holanda
O vice-primeiro-ministro também recomendou ao Parlamento turco o cancelamento dos acordos de amizade entre Ancara e Amsterdã.

As relações diplomáticas entre a Turquia e a Holanda foram seriamente afetadas após uma série de incidentes políticos que começou com a aprovação, por parte do presidente turco, de uma série de reformas constitucionais, e com o desejo de promovê-las ante os cidadãos turcos que vivem na Holanda.

Por sua vez, as autoridades holandesas tomaram medidas que bloquearam a entrada no país de vários altos funcionários turcos, o que deflagrou uma série de decisões políticas entre os dois países, bem como violentos protestos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала