"Por outro lado, no âmbito das eleições nos Países Baixos, Rutte, que enfrenta Wilders (líder do radical Partido da Liberdade), deve adotar uma posição decidida", completou Thomann.
Nesta terça-feira, o vice-premiê turco, Numan Kurtulmus, declarou que Ancara pode adotar sanções econômicas contra a Holanda.
Nesta segunda-feira, Kurtulmus anunciou que o embaixador da Holanda em Ancara está proibido de entrar no país. Todos os voos diplomáticos da Holanda para Turquia, bem como todas as reuniões de alto nível (ministros e acima) com autoridades holandesas foram cancelados. Além disso, Kurtulmus recomendou ao parlamento a revogação de todos os acordos bilaterais com o país europeu.
A ministra turca da Família e Assuntos Sociais, Fatma Betul Kaya, também tentou participar da manifestação nos Países Baixos. As autoridades holandesas, entretanto, interceptaram o veículo que transportava a ministra, que foi obrigada a abandonar os Países Baixos rumo à Alemanha, sob escolta policial, depois de esperar por uma hora a permissão para entrar no consulado turco em Roterdã.