- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Procurador-geral pede abertura de inquérito contra 83 políticos citados pela Odebrecht

© Antonio Cruz/ Agência BrasilPlenário do STF analisa processos sobre impeachment da presidenta Dilma Rousseff
Plenário do STF analisa processos sobre impeachment da presidenta Dilma Rousseff - Sputnik Brasil
Nos siga no
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a abertura de inquérito contra 83 ministros e parlamentares citados na delação da Odebrecht.

O pedido de abertura de inquérito foi enviado ao STF pelo fato de que os 83 políticos citados possuem foro privilegiado, o que garante com que eles só possam ser investigados pelo Supremo. 

PT nas ruas de São Paulo - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
PT quer investigar delegados da Lava Jato
Os nomes dos envolvidos não foi revelado por conta do caráter sigiloso da solicitação. O procurador-geral pediu, entretanto, a retirada do sigilo em nome da transparência e do interesse público.

O novo relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, é quem avaliará se libera ou não as investigações contra os políticos citados na chamada "nova lista do Janot".

"Não é possível divulgar detalhes sobre os termos de depoimentos, inquéritos e demais peças enviadas ao STF por estarem em segredo de Justiça. Rodrigo Janot pediu ao relator do caso no STF, ministro Edson Fachin, a retirada do sigilo desse material considerando a necessidade de promover transparência e garantir o interesse público", informa o Ministério Público Federal em nota divulgada. 

Além dos pedidos de abertura de inquérito, Janot enviou 211 solicitações de trechos das delações que citam pessoas sem foro privilegiado para investigações em outras instâncias. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала