- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo Temer é acusado de proteger empresas escravagistas

© Mayke Toscano/Gcom-MTColheita da cana de açúcar
Colheita da cana de açúcar - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo do presidente Michel Temer está enfrentando acusações de tentar encobrir a exploração do trabalho escravo no país.

Trabalho escravo - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Número de casos de trabalho escravo cai, mas esta não é uma boa notícia
Desde 2003, uma das principais armas na luta contra as empresas que exploram trabalhadores em condições análogas à escravidão, especialmente no poderoso setor de agronegócios brasileiro, tem sido a chamada "lista suja", que nomeia os empregadores flagrados pelo crime.

A “lista suja” deve ser publicada a cada seis meses, mas não foi mais divulgada desde que Temer assumiu a presidência em maio de 2016, após o afastamento da presidenta Dilma Rousseff. O Ministério do Trabalho alega a necessidade de aprimorar as regras da divulgação da lista a fim de não prejudicar empregadores.

"Está claro que o governo está censurando a lista suja e a impressão que fica para sociedade é que neste momento o Ministério do Trabalho tem o objetivo de proteger as empresas, e não os trabalhadores"", disse à AFP o jornalista Leonardo Sakamoto, presidente da Repórter Brasil, uma ONG que investiga empresas acusadas de abusar de trabalhadores.

Sala da Corte Interamericana de Direitos Humanos - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Corte Interamericana de Direitos Humanos condena o Brasil por escravidão
Cerca de 46 milhões de pessoas em todo o mundo trabalham em condições de escravidão, a maioria delas em Bangladesh, China, Índia, Paquistão e Uzbequistão, de acordo com a Walk Free Foundation, uma ONG com sede na Austrália.

No Brasil, onde a escravidão foi abolida em 1888, estima-se que haja 161 mil vítimas da escravidão moderna. A maior parte delas é composta por jovens de regiões pobres que são atraídos com falsas promessas de boas condições de trabalho nas extensas plantações de soja e cana-de-açúcar do país, ou em suas fazendas de gado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала