O ataque terrorista foi planejado por um cidadão do Tajiquistão que desembarcou em um aeroporto de Moscou no início de março, informou o jornal Izvestia, citando fontes de segurança.
O jovem de 23 anos, identificado como Izattilo M., chegou em um avião da Turquia e participou do conflito na Síria, de acordo com fontes familiarizadas com a investigação citadas pelo jornal.
O plano terrorista falhou quando o homem foi levado para verificações de segurança no aeroporto. Ele entrou em pânico depois de perceber que poderia ser deportado para o Tajiquistão, tentou cometer suicídio com uma tesoura e tentou destruir seu telefone, de acordo com a publicação.
As investigações levaram o terrorista a confessar que planejava se explodir durante as celebrações do 8 de março na capital russa. As autoridades estão agora tentando encontrar os cúmplices do homem, bem como a célula terrorista dormente que estava preparada para fornecer os explosivos a Izattilo M, que, por sua vez, foi entregue aos serviços de segurança do Tajiquistão.
De acordo com o procurador-geral do Tajiquistão, mais de 1.000 cidadãos do país viajaram para o Iraque e a Síria para se juntarem ao grupo terrorista Daesh (autodenominado Estado Islâmico).