Em seguida, será aberta a mostra gráfica “Crimeia e Rússia: três anos juntos" e, posteriormente, haverá uma reunião solene na sede do Parlamento da Crimeia.
Além disso, será disputada a partida final do torneio de futebol Copa “Primavera da Crimeia", na qual estreou a seleção da Crimeia.
A cidade de Sevastopol, por sua vez, vai comemorar o aniversário com um flashmob de cerca de 3.000 pessoas, que desdobrarão uma bandeira “viva” da Rússia simbolizando as centenas de milhares de votos que os moradores da cidade deram no referendo de três anos atrás a favor da adesão à Rússia.
As festividades culminarão com concertos nas principais cidades da península.
A Crimeia se reintegrou à Rússia em 16 de março de 2014, depois que 97 por cento dos eleitores apoiaram a decisão em um referendo realizado em reação ao golpe de Estado em Kiev.
On this day in 2014 over 96% of #Crimeans spoke out in favour of reuniting with #Russia at a referendum held in #Crimea #OTD pic.twitter.com/yaXamFcJwK
— RussianEmbassyBrunei (@RusEmbBrunei) 16 de março de 2017
A Ucrânia ainda considera a Crimeia como um território provisoriamente ocupado, mas o presidente russo, Vladimir Putin, disse que "a questão da pertença da Crimeia está definitivamente encerrada".