"Estou chamando os meus cidadãos, por irmãos e irmãs na Europa.Tenho não apenas três, mas cinco filhos… Abra mais empresas, inscreva seus filhos em melhores escolas, faça sua família viver em bairros melhores, conduzir os melhores carros, viver em As casas mais bonitas, porque é o futuro da Europa ", disse Erdogan ao jornal Hurriyet.
Ele ressaltou, ao falar em um comício na província de Eskisehir, que esta seria "a melhor resposta para o vulgarismo, antagonismo e injustiça" feita contra os cidadãos turcos.
Os comentários de Erdogan vieram em meio à disputa diplomática entre Ancara e Amsterdã e Berlim. No início de março, as autoridades de várias cidades alemãs proibiram as manifestações de campanha das autoridades turcas antes da votação da reforma constitucional que reforçava os poderes do presidente na Turquia, enquanto as autoridades neerlandesas recusavam o desembarque do ministro turco das Relações Exteriores.
As relações entre os estados pioraram significativamente, com o presidente turco comparando o comportamento das autoridades alemãs e holandesas ao nazismo.