Juncker: Turquia não entrará na UE se reintroduzir a pena de morte

© AP Photo / Ergin YildizBandeiras da Turquia e da UE
Bandeiras da Turquia e da UE - Sputnik Brasil
Nos siga no
A reintrodução da pena de morte na Turquia significará o fim das negociações de adesão à UE, disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, neste domingo.

Bandeiras da Turquia e da União Europeia - Sputnik Brasil
Erdogan pode convocar referendo que institui pena de morte na Turquia
No início de fevereiro, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que o país pode restabelecer a pena de morte, pois há demanda do público por isso.

"Se a Turquia reintroduzir a pena de morte, isso significará o rompimento das negociações  [de adesão à UE", disse Juncker ao jornal Bild am Sonntag.

A pena de morte foi banida na Turquia em 2004, como parte da tentativa do país de se aproximar da União Europeia. No entanto, depois de uma tentativa de golpe em julho passado na Turquia, as vozes que pedem o restabelecimento da pena de morte têm aumentado.

Turquia se tornou o candidato à adesão à UE em 2005. Em março de 2016, a sua candidatura recebeu um impulso, uma vez que assinou um acordo com a União Europeia para receber de volta migrantes que chegaram ilegalmente na Grécia em troca de ajuda financeira e de concessões em matéria de vistos.

No entanto, o relacionamento de Bruxelas com Ankara piorou drasticamente, em função do firme repúdio europeu às repressões do governo turco contra pessoas suspeitas de laços com os organizadores do golpe.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала