Sérvia moderniza seus aviões com apoio de Moscou, não esquecendo suas próprias forças

© Foto / Srdan PopovicAvião sérvio J-22 Orao
Avião sérvio J-22 Orao - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Sérvia, apoiada por Moscou, irá modernizar sua Força Aérea, mas conta não só com os caças russos MiG, mas também com seu potencial próprio acumulado ainda nos tempos da "grande" Iugoslávia.

Sukhoi SuperJet-100 - Sputnik Brasil
Entregas estão sendo realizadas: Tailândia conta com aviões comerciais russos
A Sérvia espera que a Rússia lhe entregue seis caças MiG-29, que o país receberá em condições bastante vantajosas — pagando apenas a modernização e gastando 185 milhões de euros. A data exata da entrega será conhecida após a assinatura do documento correspondente pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Ao mesmo tempo, a Sérvia não se esquece de modernização da sua própria aviação — principalmente de aviões Galeb (Gaivota) e caças-bombardeiros J-22 Orao (Águia), que são conhecidos por serem os primeiros da aviação iugoslava a superarem a barreira do som.

"Precisamos modernizar o Orao para prestar apoio a destacamentos terrestres e usá-los na qualidade de meio de combate à distância. Tendo em conta que do ponto de vista técnico o processo de modernização do Galeb quase não se distingue da modernização do Orao, é provável que comecemos pelos caças-bombardeiros", declarou à Sputnik Sérvia o chefe do Departamento de Tecnologias de Defesa do Ministério da Defesa sérvio, tenente-general Bojan Zrnic.

Tanque T-62 do exército da Síria - Sputnik Brasil
Tanque T-62 sírio contra um míssil: quem vai ganhar? (VÍDEO)
"Por enquanto estou falando por mim próprio, esperamos receber em breve a decisão final, mas me parece, com uma probabilidade de 99 por cento, que tudo será assim. A modernização do Orao inclui o desenvolvimento de novos tipos de armamento aéreo segundo o princípio de standoff (disparo contra alvos de fora da zona de ação de sistemas de defesa antiaérea)."

O tenente-general Bojan Zrnic nota que esses caças eram principalmente produzidos nos anos 80 do século passado, sua produção foi parada em 1992, mas vale a pena não os esquecer.

Segundo disse Zrnic, "os especialistas já chegaram à conclusão que o prazo de funcionamento pode ser prolongado até 40 anos, ou, talvez por mais oito anos, então o Orao irá funcionar 48 anos".

Após a dissolução da união com o Montenegro, a Sérvia herdou, além de mais, 31 aviões J-22 Orao, ou Águia. Ainda não se sabe quantos deles serão reparados, o que depende das somas destinadas à modernização.

O cartaz da Organização Indiana de Pesquisa Espacial - Sputnik Brasil
Índia acaba de construir um túnel de vento hipersônico
Segundo estima o tenente-general Bojan Zrnic, a modernização de cada aeronave custará de um a oito milhões de euros.

Um modelo demonstrativo da versão modernizada do caça-bombardeiro J-22 Orao, equipado com bombas guiadas por laser, mísseis modernos de tipo ar-terra e ar-ar e novo equipamento de reconhecimento, foi apresentado no aeródromo sérvio de Batajnica em abril de 2016.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала