Tillerson: 'A maioria dos braços direitos do líder do Daesh está morta'

© AP Photo / Militant video, FileEader of the Islamic State group, Abu Bakr al-Baghdadi, delivering a sermon at a mosque in Iraq
Eader of the Islamic State group, Abu Bakr al-Baghdadi, delivering a sermon at a mosque in Iraq - Sputnik Brasil
Nos siga no
A maioria dos braços direitos de Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Daesh (autodenominado Estado Islâmico, proibido na Rússia e em vários outros países) foram mortos pela coalizão liderada pelos EUA contra o grupo terrorista, disse o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, na reunião ministerial de Washington, na quarta-feira.

Combatentes da milícia Hasdi Sabi durante a operação militar em Mossul, Iraque, novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Astúcia de al-Baghdadi: 'Eles vão agir com mais determinação'
Tillerson acrescentou que a morte de al-Baghdadi é uma questão de tempo.

"Quase todos os braços direitos de Abu Bakr al-Baghdadi estão mortos", declarou Tillerson. "Incluindo os autores intelectuais por trás dos ataques em Bruxelas, Paris e outros lugares".

O secretário de Estado dos EUA também afirmou que o Daesh realizou os "ataques horrendos nas ruas de Paris e Istambul" a partir da "sede" do grupo, na cidade síria de Raqqa. Tillerson também informou que investigações oficiais mostraram que o grupo recrutou 90% menos estrangeiros no período de um ano.

Ele convocou a coalizão liderada pelos EUA a aumentar o compartilhamento de informações tanto em seus próprios países como internacionalmente.

"Precisamos de maior inteligência e compartilhamento de informações dentro de nossas próprias agências de inteligência domésticas e [entre] nossas nações".

Os EUA pretendem estabelecer "zonas provisórias de estabilidade" na Síria para ajudar refugiados a voltarem para suas casas, disse Rex Tillerson.

"Embora uma linha de ação mais definida na Síria ainda esteja se unindo, posso dizer que os Estados Unidos aumentarão a pressão sobre o Estado Islâmico [Daesh] e a Al-Qaeda", afirmou. "Trabalharemos para estabelecer zonas provisórias de estabilidade através de cessar-fogo para permitir que os refugiados voltem para casa".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала