Entidades militares dos EUA planejam aumentar contingente no Afeganistão em 5 mil

© AFP 2023 / Wakil KOHSARBandeira dos EUA na Base Aérea de Bagram, Afeganistão
Bandeira dos EUA na Base Aérea de Bagram, Afeganistão - Sputnik Brasil
Nos siga no
O comandante do contingente dos EUA no Afeganistão, John Nicholson, planeja acordar com a OTAN o envio ao país de mais 5 mil militares americanos, comunica a edição Sunday Times.

A iniciativa goza de apoio por parte do chefe do Pentágono e, segundo se espera, será apresentada à consideração dos ministros da Defesa dos países-membros da Aliança durante sua próxima reunião em maio.

O emblema do Pentágono, sede do Departamento de Defesa norte-americano - Sputnik Brasil
Pentágono: um dos líderes da Al-Qaeda foi morto em ataque aéreo dos EUA no Afeganistão
"Não podemos nos dar ao luxo de sair do Afeganistão. É o lugar onde começou a guerra contra o terrorismo em 11 de setembro. Uma derrota lá encorajaria os terroristas por todo o mundo, e mais pessoas iriam aderir às suas fileiras. Além disso, assistiríamos ao aumento do fluxo migratório desta região para a Europa", afirmou o general em uma entrevista à Sunday Times.

Segundo disse o militar, hoje em dia o governo afegão controla apenas "cerca de 62% da população e perto de 57% do território do país".

A partir de 1 de janeiro de 2015, no Afeganistão está atuando a nova missão da OTAN Apoio Resoluto. Em conformidade com um acordo bilateral entre a Aliança Atlântica e o Afeganistão, no seu território se encontram cerca de 12 mil militares que se dedicam a treinar e consultar as forças afegãs, sendo que a missão é considerada como não bélica.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала