Anteriormente, a NASA concluiu um contrato com a Boeing para a compra de cinco lugares adicionais nas Soyuz, libertados após a decisão da Roskosmos sobre a redução do segmento russo da EEI de três para dois cosmonautas. Dois astronautas voarão no outono de 2017 e na primavera de 2018 e mais três em 2019, no caso de as naves que estão sendo desenvolvidas Boeing CST-100 Starliner não estarem prontas para transportar as tripulações para a EEI nessa altura.
Foi referido que o astronauta Joe Acaba vai viajar com a tripulação da nave Soyuz MS-06, Shannon Walker vai voar na Soyuz MS-08. A NASA fez sua escolha de astronautas experientes por causa do tempo limitado para sua preparação — o primeiro terá que ir para a EEI em menos de seis meses.
Shannon Walker, que trabalhou nos sistemas robóticos da EEI desde meados dos anos 90 do século passado, esteve na estação por 163 dias em 2010, juntamente com a tripulação da nave Soyuz TMA-19.
"A NASA escolheu os experientes Shannon Walker e Joe Acaba, que vão ocupar duas vagas nas naves russas Soyuz para aumentar o contingente do segmento americano da EEI de três membros permanentes para quatro no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018", relata a edição.
Refira-se que os astronautas vão entrar em órbita como parte das tripulações das naves Soyuz MS-06 e Soyuz MS-08, respectivamente.