"Estamos felizes por reforçar a regulação do tráfego marítimo nestas áreas contíguas com outros países da Organização Marítima Internacional. No primeiro dia de janeiro deste ano entraram em vigor os acordos e esperamos por uma possibilidade de cooperar com a Rússia e outros países, assegurando a realização efetiva do projeto", comunicou Tefft falando no fórum "Ártico-Território de Diálogo".
Ele acrescentou a importância de uma política dos países que fazem parte do Circulo Ártico que permita a outros países utilizarem os recursos árticos e contribuírem para a estabilidade da região.
US diplomat says Washington is pleased with Arctic cooperation…https://t.co/ywXfFPpDjS#Arctic_Cooperation #David_Balton #Russia #USA pic.twitter.com/Ly0Q1MiUy2
— NewsFront in English (@ENnewsfront) 28 de março de 2017
Tefft lembrou a declaração assinalada em 2015 entre os EUA e outros cinco países (China, Islândia, Japão, Coreia do Sul e UE) para permitir a pesca comercial "até obtermos a informação científica bastante que permita controlar mais o processo".
John TEFFT: The #Arctic is one of the most important regions not only for the Arctic countries, but for the entire world #ArcticOctober
— Russian Council (@Russian_Council) 13 de outubro de 2016
Ele acrescentou também que hoje em dia existe a intenção de transformar a declaração em um acordo obrigatório entre estes países.