A construção da parte marítima do gasoduto vai ser iniciada no segundo semestre de 2017, e duas linhas do gasoduto serão concluídas até ao fim de 2019, comunicou o vice-diretor da Gazprom Aleksei Miller.
"Segundo decisão do conselho de administração, foi criada a filial South Stream Transport B.V. em Istambul para realizar o projeto [do Turkish Stream] e para coordenar os trabalhos na Turquia. É uma decisão muito importante. Assim, estão criadas todas as condições necessárias para o início de colocação da parte marítima", disse Miller.
Ele revelou que na parte russa da construção o primeiro microtúnel já foi feiro (este túnel é uma solução técnica para colocar o gasoduto no cruzamento da linha costeira), e o segundo microtúnel também está pronto em 98,5%.
A Rússia e a Turquia assinaram um acordo intergovernamental sobre o projeto Turkish Stream em 10 de outubro do ano passado. O documento prevê a construção de duas linhas do gasoduto principal no fundo do mar Negro, cada um com capacidade para 15,75 bilhões de metros cúbicos de gás. Uma linha vai fornecer o gás diretamente para o mercado turco, a outra vai efetuar o trânsito de gás através da Turquia para a Europa.