Em 2016, na cúpula da OTAN em Varsóvia, a Aliança Atlântica decidiu deslocar para a Letônia, Lituânia, Estônia e Polônia, a pedido desses países, quatro batalhões multinacionais em regime rotativo. Ao mesmo tempo, foi decidido que militares da Grã-Bretanha, França e Dinamarca vêm para a Estônia, canadenses — para a Letônia, alemães — para a Lituânia, e norte-americanos — para a Polônia.
Nota-se que este é o terceiro trem com material blindado da França a chegar para o país. Em total, na Estônia serão deslocados quatro tanques Leclerc, 13 carros de combate da artilharia VBCI e dezenas de veículos de transporte blindados VAB ou veículos todo o terreno blindados VBL.
Entretanto, a Grã-Bretanha irá transportar seus tanques Challenger 2, Titan e Trojan, unidades de artilharia autopropulsadas AS90, carros de combate da artilharia Warrior e drones de espionagem.
Quanto ao contingente da OTAN, 260 militares já estão deslocados no país: 210 homens da artilharia do exército britânico e 50 soldados de infantaria da marinha francesa.