"Por volta das 18h (hora local), o hospital de Latamneh, no norte de Hama, foi atingido por uma bomba lançada por um helicóptero, que atingiu a entrada do edifício. Imediatamente após o impacto, pacientes e funcionários relataram sintomas respiratórios graves e queimadura de membranas mucosas — sintomas consistentes com um ataque usando produtos químicos", relatou a ONG nesta sexta-feira em um comunicado.
Segundo a organização humanitária, que presta apoio ao hospital de Latamneh, pelo menos duas pessoas foram mortas durante o ataque.
"O cirurgião ortopédico do hospital, Dr. Darwish, foi uma das duas pessoas mortas, treze pessoas foram transferidas para outras instalações para tratamento", informou a organização.
Diversos casos de ataques químicos foram relatados na Síria, onde as forças governamentais continuam combatendo os grupos terroristas como Daesh.
No início deste mês, o Ministério da Defesa russo convidou a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) a rever seus métodos de monitoramento do uso de armas químicas, particularmente no que se refere à Síria.