A Rússia vai manter medidas de resposta eternamente caso as sanções ocidentais sejam para sempre, declarou na segunda-feira (3) o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
"Acredito que essas sanções… não prolongarão para sempre, mas caso sejam eternas, vamos limitar para sempre o acesso ao nosso mercado para os produtos que podemos produzir", declarou o presidente russo.
Vladimir Putin também apontou que Rússia limita seletivamente a importação dos produtos. "Usamos essas sanções, na maior parte, para dar resposta de tal modo que não possa nos danificar, mas que nos ajude. E isso nos ajuda. No futuro, vamos nos basear somente neste princípio: faremos somente o que pode nos beneficiar e tentaremos não fazer nada que impeça nosso desenvolvimento", acrescentou.
Desde 2014, as relações entre a Rússia e os países ocidentais deterioraram-se em meio à crise na Ucrânia. Os Estados Unidos, bem como com a União Europeia e seus aliados, adotaram uma série de sanções contra a alegada participação de Moscou no conflito na Ucrânia. A Rússia negou as alegações e adotou sanções contra os países ocidentais.