“Nosso exército já disse que, se houver a menor provocação dos Estados Unidos durante exercícios [militares], nós estamos prontos para lançar mão do ataque mais cruel”, disse o embaixador norte-coreano Kim Hyong-Jun, de acordo com a AFP.
“Nós temos rapidez e a habilidade de responder a qualquer desafio que venha dos Estados Unidos” emendou o embaixador. As declarações vêm em resposta às afirmações de Trump de que seguirá aumentando as defesas contra Pyongyang.
Na quarta-feira, Trump prometeu ao primeiro-ministro Shinzo Abe que os Estados Unidos irão “continuar a fortalecer a sua capacidade de dissuadir e defender a si mesmo e seus aliados com toda a gama de suas capacidades militares”. A afirmação, por sua vez, aconteceu um dia depois dos norte-coreanos terem lançado um míssil balístico no Mar do Japão.
Na segunda-feira, o Ministério de Relações Exteriores norte-coreano criticou Washington pelos seus exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul, no que foram apontadas como “ações imprudentes” e que colocam a Península Coreana na “iminência de uma guerra”, ainda segundo a autoridade de Pyongyang.