O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou nesta quinta-feira (6) enviar tropas para as ilhas disputadas no mar do Sul da China, que o país considera como suas, informou a agência AFP.
"Devemos manter nossa jurisdição no mar do Sul da China", declarou Duterte durante uma entrevista coletiva em Palawan (Filipinas), tendo ordenado às suas Forças Armadas construírem fortificações e içarem a bandeira do país em uma destas ilhas disputadas, a ilha de Thitu.
Além disso, o líder filipino comunicou que pretende visitar a ilha de Thitu no dia da Independência das Filipinas, em 12 de junho.
Várias áreas do mar do Sul da China, através das quais se efetua um terço do tráfego mundial de mercadorias e cuja plataforma é rica em recursos naturais, são disputadas por Brunei, China, Filipinas, Malásia e Vietnã.
Em 12 de julho de 2016, o Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia rejeitou uma ação interposta por Manila (capital filipina) quanto às pretensões territoriais de Pequim no mar do Sul da China, sendo que a sentença não chegou a ser reconhecida pela China.