Duterte ordena enviar tropas para zona disputada no mar do Sul da China

© AFP 2023 / TED ALJIBEPresidente filipino, Rodrigo Duterte
Presidente filipino, Rodrigo Duterte - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente filipino anunciou que pretende içar a bandeira do seu país na ilha de Thitu e fortificá-la.

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou nesta quinta-feira (6) enviar tropas para as ilhas disputadas no mar do Sul da China, que o país considera como suas, informou a agência AFP.

"Devemos manter nossa jurisdição no mar do Sul da China", declarou Duterte durante uma entrevista coletiva em Palawan (Filipinas), tendo ordenado às suas Forças Armadas construírem fortificações e içarem a bandeira do país em uma destas ilhas disputadas, a ilha de Thitu.

Além disso, o líder filipino comunicou que pretende visitar a ilha de Thitu no dia da Independência das Filipinas, em 12 de junho.

A purple crinoid hangs out on a dead coral stalk - Sputnik Brasil
Um grande problema no Mar do Sul da China... e não é militar
Situada a cerca de 480 quilômetros a oeste de Puerto Princesa, em Palawan, esta ilha é a segunda maior do arquipélago das ilhas Spartly. Ocupada em 1968 pelas Filipinas, a ilha conta com uma pista de decolagem e de aterrissagem, utilizada pelas Forças Armadas filipinas em voos de reconhecimento.

Várias áreas do mar do Sul da China, através das quais se efetua um terço do tráfego mundial de mercadorias e cuja plataforma é rica em recursos naturais, são disputadas por Brunei, China, Filipinas, Malásia e Vietnã.

Em 12 de julho de 2016, o Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia rejeitou uma ação interposta por Manila (capital filipina) quanto às pretensões territoriais de Pequim no mar do Sul da China, sendo que a sentença não chegou a ser reconhecida pela China.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала