Suposto criminoso…
1º fato:… com efeito, provém do Quirguistão, mas não tinha um passaporte quirguiz, comunica a Sputnik Alemanha. Sua família mudou para a Rússia em 2011. O pai e o filho mais velho receberam cidadania russa. Como Akbarzhon Dzhalilov atingiu a maioridade já morando na Rússia, ele recebeu um passaporte russo, sendo este seu único documento de identidade.
3º fato:… no Quirguistão, continua sendo considerado oficialmente como apenas suspeito. Os órgãos competentes não podem nem confirmar, nem rechaçar que foi Dzhalilov quem realizou o atentado terrorista. As autoridades quirguizes assinalam que a investigação pode ser realizada apenas por seus colegas russos.
Cidade de Osh…
4º fato:… está situada no Vale de Fergana, na parte meridional do país, e existe já há 3.000 anos. Osh é a segunda maior cidade do Quirguistão, sendo considerada a "capital sulina" do país. Acredita-se que sua população é bem conservadora e muito religiosa.
6º fato:… está localizada a apenas algumas centenas de quilômetros da fronteira com o Afeganistão. Porém, os especialistas acreditam não haver qualquer ameaça notável oriunda do Afeganistão.
7º fato:… é considerada a mais vulnerável nas tentativas de recrutamento por parte de organizações terroristas do que a parte setentrional do país. A razão disso é o fato da religião estatal — o islã — gozar de mais apoio. Os especialistas não podem confirmar tal suposição, já que recrutamento e radicalização se travam por todo o território do país.
Islamismo radical…
8º fato:… não é um fenômeno maciço neste pequeno país centro-asiático. Os analistas consideram que, embora vários agrupamentos religiosos internacionais estejam atuando no país de modo ativo, não faz sentido falar sobre uma radicalização global do Quirguistão. Segundo os dados do Ministério do Interior, até hoje 500 quirguizes partiram para a Síria como militantes, sendo que 30 deles morreram no território sírio e 40 voltaram à Pátria.