A Sérvia vai participar dos jogos militares da OTSC em setembro de 2017, comunica a mídia.
A OTSC, que inclui a Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia e Tajiquistão, foi formada por estes antigos membros da União Soviética em 1992 para facilitar a cooperação e reforçar a segurança na região.
"Uma vez que os militares sérvios já tinham participado de exercícios semelhantes junto com a Rússia e a Bielorrússia, a cooperação de Belgrado com a OTSC neste domínio parece lógica", comunicou à Sputnik Sérvia o analista político sérvio Dusan Prorokovic.
Quando questionado se isso contribuirá para o reforço da neutralidade militar da Sérvia, ele referiu o interesse de Belgrado na questão, acrescentando, entretanto, que a Sérvia tem uma cooperação mais estreita com a OTAN do que com a OTSC.
"Nos últimos 4 anos a Sérvia assinou três acordos com a OTAN, incluindo o muito controverso Plano de Ação de Parceria (IPAP em inglês). Participamos frequentemente de exercícios militares com a OTSC, mas no que diz respeito à formalização das nossas relações, isso está ficando para trás", adiantou ele.
Anteriormente o analista Aleksandr Pivovarenko tinha comunicado à Sputnik que a intenção de Belgrado de intensificar os lações com a UE, mantendo, entretanto, as relações de amizade com a Rússia e a China, mostra o caráter multivetorial da política externa sérvia.
Latest: Aleksandar Vucic: Preserving Serbia’s traditional friendship with Russia and China https://t.co/z4W5jZxD7q
— WatsupAsia (@watsupasia) 3 de abril de 2017
Não há muito, o primeiro-ministro sérvio Aleksandar Vucic declarou que a maioria dos sérvios apoia a continuação das reformas e da aproximação à UE, bem como a manutenção dos laços tradicionais de amizade com a Rússia e a China.