"Imagens da superfície de Vênus nos mostram estruturas de revelo familiares, tais como vulcões e formas únicas — assim chamadas de ‘coroas'. Revelou-se que essas coroas explicam o que está acontecendo no núcleo de Vênus e indicam que as teorias modernas sobre funcionamento de sua litosfera sejam incorretas", segundo o geólogo da Universidade de Oslo (Noruega), Fabio Crameri.
Enigmas da Estrela d'Alva
Entretanto, o objetivo principal é entender por que Vênus perdeu suas reservas aquáticas e se tornou uma estufa gigantesca.
Não obstante, como sublinham os cientistas, tais processos não ocorrem em Vênus. Por essa razão, o color se acumulou em seu núcleo até erupções grandiosas acontecerem, jogando enorme quantidade de enxofre e dióxidos de carbono para atmosfera, tornando-a, assim, uma estufa gigante.
Mas a hipótese principal recebeu grandes críticas da cientista francesa, Anne Davaille, e de seus colegas que criaram um análogo de Vênus em laboratório e encontraram traços de processos tectônicos em suas rochas.
Os cientistas estavam interessados no processo de surgimento das assim chamadas "coroas" — planaltos misteriosos na superfície de Vênus, rodeados por fendas e fraturas numerosas. Desde sua descoberta em 1983, elas causam alvoroço entre planetólogos.
Vênus fervida
Anne Davaille e seus colegas investigaram se tais fluxos de magma eram capazes de levar matéria da crosta para dentro do planeta, realizando, assim, a rotação de rochas como acontece na Terra.
Devido ao fato de ser pouco difícil observar esse processo a partir da Terra ou órbita, os cientistas criaram condições laboratoriais parecidas para provar suas suposições.
Eles descobriram que esse processo na verdade pode ocorrer — fluxos de água fervida que sobem para a superfície de Vênus pouco a pouco separam fragmentos da crosta que se juntam ao magma.
Mais ou menos, os planetólogos sublinham que é possível vê-los — quase toda a superfície de Vênus está coberta não somente por "coroas", mas também por fraturas e fendas. Tudo isso prova que processos tectônicos ocorrem em Vênus e, se calhar, os cientistas reverão teorias que explicam por que Vênus se tornou o "planeta-inferno" e por que a Terra evitou o mesmo destino.